SEMANA SANTA

Aconteceu aqui em Brasília o primeiro impacto religioso do distrito federal promovido pela Jocum DF, um evento com perfil e proposta nova, peneirando um perfil de trabalho diferente, que visa não só alcançar os mais religiosos da semana santa como também nos somar a eles, para que toda essa espiritualidade tenha algum sentido.

Somando-se às festas de natal e ano novo o carnaval é o momento culminante do desprezo de Deus, é o ponto onde todos os Brasileiros não se importam nem um pouco com o dia depois de amanham, é quando ele ainda não tem a menor responsabilidade com nada, visto que o “seu ano nem começou ainda” tudo o que quer é sentir prazer e se dar ao prazer, porque isso é o mais importante, pelo menos até a quarta feira de cinzas. Depois de toda a fogueira onde se queimaram por completo, seus eu, seus medos, seus sofrimentos, suas angustias e qualquer coisa mais, eles olham as cinzas que restaram, prontas a serem levadas por qualquer vento, ao acordar depois da quarta-feira cinzenta e notar que houve mesmo o dia depois de amanham e que continuará havendo por pelo menos até o próximo carnaval, eles se sentem na obrigação de se redimir consigo mesmos, e a maneira que encontram para isso é a semana santa.

Feriado que esse ano aconteceu aproximadamente quarenta dias após o doce carnaval, é não só o momento de relembrar a morte e a ressurreição de Cristo como também de se aproximar mais dele, na esperança de ver seus pecados cometidos durante o carnaval, e os do restante do ano perdoados. Vemos um Brasil cheio de fé, jejuando, orando, pagado penitencias e rezando durante a encenação da via sacra ao vivo.

Nós como base mobilizamos pessoas, fizemos parcerias e estivemos abrindo um dialogo afim de pensarmos sobre toda essa espiritualidade que nos cerca. Vamos por partes: contatos com a igreja católica para encenar a via sacra ao vivo junto com eles, nos fizeram respeita-los bem mais como pessoas e como os cristãos que são, amando Jesus em alguns aspectos mais que nós. Participantes de igrejas do distrito federal se uniram agente nessa iniciativa de conhecer melhor e falar de Jesus a esse povo que se une em prol do relembrar aquilo que cristo viveu na cruz, estes tiveram uma experiência marcante e pessoal, não só com esses nossos irmãos distantes, como também com o mesmo Jesus que se revela de uma forma especial para cada um desses pequeninos que o amam. Nosso dialogo nos motivou a amar, sem ressalvas, antes de criticar, antes de lhes apontar os pecados, na tentativa de esconder os nossos, nos motivou a caminhar com eles, na certeza de que diante de Deus nós não somos os superiores, donos da verdade, mas entendendo que a Verdade é Jesus, e toda a iniciativa parte dele, para se dar conhecido a cada um da maneira que só ele entende o porque é melhor.

Quero estar honrando e agradecendo, cada um desses artistas, que reviveram a morte e a ressurreição de Cristo, viveram a páscoa suprema, aproximando mais o homem imundo e pecador de Deus, nós mesmos, fizemos Deus existir para nós de uma maneira nova e mais atraente, aos nossos corações, um Deus que diferente de nós consegue amar sem preconceitos, e que não discrimina seus filhos de nenhuma maneira por causa dos seus pecados. Obrigado a você que entendeu e explicou que a paixão de Cristo existiu porque ele quer que todos os homens se salvem e cheguem ao pleno conhecimento da verdade.