FRASES QUE MUDARAM A HISTÓRIA


"As palavras da cruz"
“Oh, que eu possa ser uma chama ardente a serviço do Senhor. Eis-me aqui, Senhor, envia-me a mim; envia-me para os confins da terra... envia-me para longe de tudo que possa ser chamado de conforto terreno; envia-me para a própria morte se for a Teu serviço e para promover o Teu reino”. David Brainerd
Todos os momentos da história de Jesus Cristo foram marcados por acontecimentos extraordinários. Nos seus últimos momentos, quando já estava pendurado numa cruz e depois de várias sessões de torturas, demonstrou ser um homem especial, pois mesmo estando debaixo de profunda agonia e suportando dores terríveis, disse palavras sublimes.

Jesus ficou pregado na cruz por umas seis horas, desde a terceira hora do dia até a hora nona. Foram momentos de muita dor. As dores resultantes das várias sessões de torturas pelas quais passou, a dor dos cravos em suas mãos e pés, mas, acima de tudo, a dor de ter assumido sobre si os nossos pecados.

Cristo disse oito frases na cruz. Alguns afirmam que foram sete, visto que unem as frases quando Jesus se dirige à sua mãe, afirmando que João, agora, era o seu filho e, depois, se dirige a João, afirmando que Maria era a sua mãe. Muitos estudiosos unem essas frases numa só, contudo Jesus disse oito frases.

As quatro primeiras frases demonstram todo o cuidado de Jesus pelos outros. Ele está pendurado numa cruz, sofrendo horrivelmente, entretanto é incapaz de se esquecer dos outros. Não se coloca em primeiro lugar. Assumiu a sua postura de servo até o último momento. Como bem afirmou Paulo quando escreveu: “Antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornado-se obediente até à morte e morte de cruz”.

A primeira frase de Jesus é dirigida a Deus, o Pai, em favor dos seus algozes, ele pede: “Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem”. Depois se volta para o ladrão da cruz, dando a ele palavras de consolo e de esperança. Logo após dirige-se a sua mãe e depois ao seu discípulo amado. Todas elas estão carregadas de amor. Denotam o cuidado de Cristo que, mesmo estando morrendo, ama até o fim.

A quinta frase é o seu grito por causa do afastamento de Deus. Depois ele afirma que tem sede, demonstrando toda a sua humanidade. Quando todos pensam que o mestre estava derrotado, afirma com veemência: “Está consumado” e depois diz a sua última frase: “Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito”.

Oito frases! Frases que mudaram a história da humanidade. Frases que revelam segredos profundos. Começou pedindo para o Pai perdoar os seus inimigos e terminou pedindo ao Pai para receber o seu espírito. Veio do Pai e voltou para o Pai. Jesus é tão extraordinário que mesmo tendo a sua vida sugada naquela cruz, consegue ver os seus inimigos pelas lentes do perdão, vê o ladrão ao seu lado com carinho e compreensão, encontra forças para consolar o amigo João, busca meios para dar proteção à sua mãe.

Também é corajoso para assumir que é humano. Não é um super-homem que está pendurado naquela cruz, por isso ele tem sede, contudo é um homem santo, logo tem autoridade para dizer que está consumado, pois viveu e morreu como um santo de Deus.

Agora só lhe resta pedir que seja recebido na glória, pois lá é a sua casa. Foi de lá que ele veio e é para lá que ele tinha que voltar. Porém voltou com uma missão. A de preparar lugar para todos aqueles que o aceitarem como o seu único salvador e senhor. Ele foi. Está assentado à mão direita de Deus. Há de voltar um dia para buscar os que creram nele e o aceitaram.

Carlos Henrique

Nenhum comentário: