Avante Cuba

Após Cuba II

No ano passado vocês leram o meu informativo que falava dos frutos da minha primeira viagem a Cuba: conhecer o país, sua cultura e suas realidades e fazer contatos para que por intermédio deles eu desenvolvesse o Avante Cuba, ministério que Deus tem compartilhado como meu desafio de vida.

Por causa dessa minha primeira viagem eu enviei uma equipe para trabalhar por um mês em Cuba com varias igrejas e ministérios e diferentes cidades da ilha e agora também eu avancei muito me meu projeto podendo trabalhar junto com os cubanos em uma iniciativa completamente pioneira e inovadora para a igreja cubana: treinamento para missões com alunos e professores de varias nações.Foi um mês de trabalho único, tínhamos aproximadamente 60 alunos cubanos e 7 brasileiros se somaram a eles, tivemos professores dos EUA, México, e Colômbia, alem de artistas colombianos que fizeram um tempo intensivo demonstrando e ensinando a importância e as diversidades do uso da arte no meio cristão.

Eu também estive ensinando um pouco das artes que sei (circense) ainda que o meu trabalho especifico la não fosse esse, pois estive como dicipulador de um grupo de Cubanos que querem seguir com suas vida para missões, na ultima semana foi o tempo de por em pratica o que aprendemos na escola, então liderei uma outra equipe ate um povoado de Havana com o propósito de auxiliar em uma igreja, e como Deus e maravilhoso, nos presenteou com um casal de jovens pastores que ministraram muito as nossas vidas. Na igreja nos demos aulas, oficinas de estratégias de evangelismo, dicipulamos e acompanhamos aos pastores e outros membros da igreja, trabalhamos em construção limpamos e servimos tivemos bons tempos de comunhão com eles para a gloria de Deus.

Antes que você se pergunte se vale mesmo a pena se envolver em uma iniciativa como essa de levar alunos Brasileiros para participar de um curso de missões em Cuba, quero te dizer que sim, e e muito mais que só isso, ao criar esse ambiente internacional para os cubanos fomos resposta de oração pois eles quase nunca tem contato com outras culturas, enriquecemos o aprendizado deles, e levamos pessoas que foram completamente transformadas por uma realidade tão diferente e por um amor sincero e puro, com esse curso promovi a formação de equipes e missionários do Brasil que vão seguir atuando em Cuba no futuro e fiz com que o potencial dos cubanos em missões se espalhasse pelo mundo.

veja as fotos em EXTRAS



Viagem Avante Cuba


Quem somos:
Todo bom convite começa com uma apresentação, a não ser que os anfitriões sejam bem chegados aos convidados, a Bráulia Ribeiro disse uma vez que fazer missões é fazer amigos e é nessa linha que o Avante Cuba quer se relacionar com vocês, quem nós somos, o que fazemos e o que queremos você só vai descobrir se aproximando, envolvimento é a chave e só a partir da nossa amizade vamos conquistar algo de valor para o Rei amigo. [Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando. Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer. Jo 15:14-15]

Nossa visão:

Sabe quando agente temos um amigo tão chegado que gostamos das mesmas coisas? Assim o Avante Cuba encara o que sente por aquela nação, Deus ama missões e ama também muito às nações e nós como ministério queremos fazer essa conexão entre esses dois amores de Deus. Cuba deve avançar em missões e conhecimento de Deus e só assim será transformada.

Atuação:
Colocamos muita expectativa na nossa próxima iniciativa pois já é o cumprimento da nossa visão, do nosso chamado e daquilo que temos certeza são os sonhos de Deus para aquele povo, talvez ainda de forma modesta , sutil mas com certeza como semente, que é pequenina e mesmo assim se transforma em árvore frondosa.

Motivação:
Levar brasileiros para estudar missões em Cuba representa mais que ser resposta à orações de cristão cubano, valoriza aquela nação, envolve compromisso e amor. Para nós brasileiros teremos um ambiente de geração de visão, em um ambiente catalisador de experiências, a realidade da igreja e do povo Cubano é muito distinta da nossa e a oportunidade de crescer em uma experiência transcultural é imensa. Teria muitas justificativas, mas a proposta do nosso ministério é envolvimento, amizade, andar junto uma milhas, se preciso carregando ao outro.



O Avante Cuba é uma iniciativa de investimento para missões a partir de Cuba, visa a longo prazo um envolvimento pleno desta nação com missõe e a partir disso sua transformação.

Cuba é a maior ilha do Caribe, e o único país das Américas ainda com o regime comunista. De maneira geral, os jovens cubanos não se lembram da revolução de Castro e a maioria deles está mais interessada no crescimento econômico do que na ideologia política. Quase todos os cubanos são alfabetizados, porém pobres. O cidadão cubano ganha em média cerca de US$ 2 mil por ano. A economia do país foi devastada pelo planejamento centralizado, pelo colapso da União Soviética e por anos de embargo comercial. A crise econômica, a dívida externa aos países ocidentais e a falta de documentação confiável das propriedades que foram desapropriadas não têm permitido que Cuba tenha êxito em seu esforço de atrair novos investidores estrangeiros. A exceção é o turismo, que tem crescido anualmente cerca de 20% nos últimos anos.

Deus motiva JOCUM DF a uma atuação em prol de Cuba. Enxergamos potencial para missões nesta ilha do caribe, possibilidades reais para crescimento da igreja de forma sadia; cenário amplo para atuação e transformação em todas as esferas da sociedade cubana. Pensando nisso surge o ministério Avante Cuba, que visa promover iniciativas missionárias para lá e a partir de lá.

Desde que surgiu o ministério em Janeiro de 2009 já fizemos uma viagem de reconhecimento e levantamento de contatos contribuímos com o envio de uma equipe de pratico do curso de formação missionária da JOCUM além de oferecermos acessória para pessoas, grupos, igrejas ou missões que queiram se direcionar para aquele país seja indo lá ou desenvolvendo qualquer outra atividade de apoio.

Nosso próximo grande passo será uma viagem missionária por um mês até aquele país, durante essa viagem se passará um curso de treinamento em missões com teórico e pratico. É direcionado para qualquer cristão que queira se envolver com missões, será de 11/07/10 a 11/08/10.

OS DADOS DO PAÍS

Capital: Havana
Governo: Estado comunista, chefiado pelo presidente Raul Castro Ruz desde 2008
População: 11,3 milhões (76% urbana)
Área: 110.860 km2
Localização: Ilha no Mar do Caribe
Idioma: Espanhol
Religião: Sem religião 50%, ateísmo 6%, católicos 40%, protestantes 3,5%, sincretismo afro-cubano 1,5%
População cristã: 5,3 milhões
Perseguição: Algumas limitações
Restrições: Há liberdade de culto e de crescimento para a igreja, mas a evangelização é restrita. As igrejas sem registro sofrem interferências do governo

Data da viagem: 10/07/10 a 09/08/10
Possíveis valores: R$ 2000,00
como particiapar: maxwel@jocumdf.com

5 comentários:

Unknown disse...

http://thiagoclopes.wordpress.com/

Gisele Sánchez disse...

legal...mais como faço contato direto para a viagem?

Maxwel disse...

gisele, pelo meu e-mail: maxwel@jocumdf.com

Alexandre Rodrigues Silva disse...

Max,

Você conseguiu um visto especial, ou vocês irão como turistas?

Ouvi dizer que tem um tipo de visto que permite ficar mais tempo, e hospedado na casa de algum nativo...

Maxwel disse...

Alexandre, eu estou informado sobre esse tipo de visto, mas pra o nosso caso não vai valer a pena, se vc tiver interessado vamos continuar o contato pelo e-mail.