envolvimento

- Índice -

  1. O que é a JOCUM?
  2. Quem sou?
  3. Estratégias;
  4. Proposta;
  5. Planejamento;

- O que é a JOCUM -

JOVENS COM UMA MISSÂO (JOCUM) é uma sodalidade* internacional e interdenominacional, fundada na década de 60 nos Estados Unidos e há 33 anos no Brasil, que atua em diversas áreas de atuação da sociedade, de forma dinâmica, buscando integração social e geração de valores, para então, comunicar com relevância, os papéis da sociedade civil e principalmente, à modalidade*, a necessidade de uma ação contínua em prol da vida e da justiça. JOCUM tem 40 Bases de operação no Brasil, em diversas regiões e em mais de 160 países.

JOCUM reúne diversos tipos de pessoas para trabalhar nas mais diferentes atividades evangelísticas. A JOCUM é um movimento de cristãos de varias denominações, que se empenha no propósito de “conhecer a Deus e fazê-lo conhecido”, apresentando o evangelho de Jesus Cristo a esta geração utilizando todas as formas possíveis afim de cumprir esta tarefa, treinando e equipando jovens para realizarem a grande comissão.

Com o intuito de servir e promover a unidade do Corpo de Cristo é que a JOCUM trabalha em parceria com a igreja local na realização de seus eventos. Cumprindo assim o “ide de Cristo” fazendo parte da grande comissão que nos foi confiada pelo Senhor.

A Base da JOCUM no Distrito Federal deu início às suas atividades no ano de 2005. De lá para cá, houve todo processo de implantação das atividades, para agora

Nosso objetivo é servir em amor a comunidade local, transmitindo valores de vida e de ação diante das problemáticas urbanas, sendo que para isso, é necessário uma integração social e uma disposição em amar antes de prestar trabalho, acreditando ser esta a forma real de mudança e atuação, além de ser Verdade de vida e Evangelho de Cristo;

- Quem sou -

Sou Maxwel Rodrigues, tenho 20 anos e agente de sodalidade há dois anos, tenho convicção de chamado desde os 14 anos e dos 16 em diante comecei a desenvolver minha vocação. Sou piauiense e resolvi me prepara melhor em Brasília por uma orientação especifica de Deus, tenho planos de continuar aqui em Brasília por algum tempo e depois partir para projetos internacionais, minhas vivencias e experiências missionárias te me ajudado a estar crescendo e aprendendo em Deus, recebendo a orientação divina a cada dia.

Durante algum tempo aqui em Brasília, assim que terminei curso de preparação missiológico comecei a trabalhar com a escola te treinamento e discipulado da JOCUM DF (ETED), e isso gera muito crescimento e obriga a uma busca por ele, sempre li muito, participei de conferencia e seminários e fui me aprimorando. Estive em duas viagens internacionais, (Peru e Bolívia) e algumas outras pelo Brasil mesmo, nessas viagens estive dando assistência a igreja, trabalhando com discipulado, evangelismo e organização de eventos, já trabalhei com treinamento, e tenho pratica em estudo e pregações, trabalho com artes e discipulado há muito tempo.

Hoje meu trabalho e ministério em JOCUM DF se divide em três áreas: Evangelismo, Comunicação e Artes. Em evangelismo eu me envolvo com todos os evangelismos locais, desde a programação até a execução de cada evento, além disso, tenho que organizar eventos de mobilização chamado impacto, onde levamos pessoas a estar por um curto período empregando sua vida em conhecer a Deus e Fazê-lo conhecido. Todas as gerações tem suas barreiras de desafios para comunicar a verdade do evangelho a seus contemporâneos, e me envolver com a Comunicação é muito empolgante para mim, tenho que comunicar para realidades muito distinta: o que a base tem feito, como podemos interagir, comunicar valores para a sociedade que me cerca entre muitas outras coisas, preparar site, revista, informativos, folders folhetos e etc. Temos um ministério que se chama Sodali’dart eu trabalho nele, inovando em teatros para evangelismo, com circo e criando novas peças alem de oferecer oficinas especificas para igrejas.

- Estratégias -

A JOCUM ao longo dos tempos criou algumas estratégias para estar trabalhando em parceria com a igreja local, nosso maior esforço está no fato de ouvir a direção especifica de Deus e o que Ele que para cada momento e cada lugar, por isso nossa disposição estar em trabalhar com o que já sabemos e nos envolvermos no novo. Algumas estratégias para servir de orientação:

1. Contato: como missionário de JOCUM posso estar me envolvendo em algumas programações especificas da sua igreja, pregando, ministrando, fazendo estudos e dinâmicas, ou com alguns grupos, fazendo teatro, louvor, e trabalhos no perfil do que a igreja solicitar.

2. Envolvimento a mais longo prazo, posso estar empreendendo trabalhos específicos de maior interação entre a igreja e eu, estar organizando eventos, montando novos grupos, despertando missões, incentivando evangelismos e outros trabalhos específicos.

3. Estratégias: posso ser um meio para fomentar em cada membro uma necessidade de trabalho especifica, para que ele tenha consciência do chamado ao ministério, e decida a se envolver com ele.

4. Treinamento: posso oferecer treinamento específico para grupos da igreja, a base daqui de Brasília já oferece escolas, de tempo integral, noturna e também na igreja também. Podemos formar um perfil de escola com a grade que supra as necessidades da igreja.

5. artes: cremos que uma das revelação do caráter de Deus é demonstrada através da criatividade, a diversidade com que ele criou todas as coisas me encanta, e cremos que uma das maneiras de demosntração disso é a arte, em todos os aspectos, se tornando essa então uma eficaz ferramenta de desenvolvimento espiritual, como parte do Sodalidart, podemos desenvolver algumas oficinas aí na igreja e ou estar incentivando iniciativas nesse sentido.

6. Eventos: posso ser um promotor de evento no corpo, de maneira dinâmica, me envolver com as mais diversificadas formas de trabalho, para evangelismos e crescimento da igreja.

7. Discipulado:uma forma de trabalho eficaz é o discipulado, quando se entende que ele é o caminhar juntos, criar artifícios para estar com os membros da igreja é fundamental para que aconteça um bom trabalho.

- Proposta -

Usar esses métodos, buscando a direção especifica do Espírito Santo, ou quem sabe até gerar algum outro, para trabalhar-mos juntos, numa parceria firmada num compromisso de amor a Senhor onde exista uma ajuda mutua e um sentimento constante de troca de conhecimentos e valores.

- Planejamento -

Ser diligente no que vamos fazer, na consciência de que fazemos para Deus a organização exige de nós um planejamento com propostas par tomadas de decisão para o futuro. Com esse convido você para trabalharmos juntos, Modalidade e Sodalidade, duas expressões do Corpo de Cristo trabalhando em uníssono para a inserção de valores dignos na nossa sociedade. Uma cooperação segura e constante vai se formar pelo propósito comum.

Na Graça do Senhor Jesus Cristo:

Maxwel Rodrigues, Miss.

Um comentário:

Daddy[Papai]Saulim disse...

Olá Max!!

Sou Saulo Xavier - agente da Sodalidade Jocumeira em Curitiba, jornalista, comunicador, intérprete de Libras e mestrando em tradução.

Cara, fui incumbido hoje de fazer um texto curto descritivo sobre o que é JOCUM pra ser enviado a uma Prefeitura que requisitou o envio de uma equipe nossa e daí, ao encontrar seu texto aqui no seu blog sobre o que é JOCUM vi que tem algumas coisas bem legais que posso utilizar no meu texto. Já li e, caso use alguma coisa, citarei a fonte, beleza?

Parabéns pelo texto! Tá bem informativo e numa linguagem bem profissional.

Deus abencoe, cara!!

Abração

Saulo Xavier
JOCUM Curitiba.