Religiosidade Infantil

Me lembro de um dia quando criança, na época da campanha eleitoral a médica da minha cidade se candidatou, ela é da minha igreja batista e sua família também, em um dos seu santinho ela imprimiu no verso a oração de são Francisco de Assis:

Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz.
Onde houver ódio, que eu leve o amor,
Onde houver ofensa , que eu leve o perdão,
Onde houver discórdia, que eu leve a união,
Onde houver dúvida, que eu leve a fé,
Onde houver erro, que eu leve a verdade,
Onde houver desespero, que eu leve a esperança,
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria,
Onde houver trevas, que eu leve a luz.
Ó Mestre, fazei que eu procure mais
consolar que ser consolado;
compreender que ser compreendido,
amar, que ser amado.
Pois é dando que se recebe
é perdoando que se é perdoado
e é morrendo que se nasce para a vida eterna.

E eu na minha inocência infantil perguntei para o meu pai: - a Dr Estelita não é crente, porque ela colocou a oração desse santo da igreja católica aqui?

Na minha cabecinha de criança, as trevas não se misturavam com a luz, o filho de Deus não podia citar ou ler ou olhar as orações dos santos, eu não podia ir no clube (porque era no horário da escola dominical) , tinha que ser irrepreensível e só olhar para a Bíblia como única regra para minha conduta, além disso só podia olhar como eles me ensinavam que eu devia olhar, assim como quando aprendemos uma reza e só sabemos essa maneira de nos aproximar de Deus.

Meu pai bem calmamente me fez lê toda a oração do santo católico e depois me ensinou que seu eu praticasse essas coisas eu estaria fazendo o que Jesus mandou, mostrou o quanto é bonito agente ser antagônico ao mal, ao sofrimento, a dor, a injustiça à destruição e a tudo mas que é o nosso dever como crentes da igreja evangélica.
E eu aprendi bem mais que isso, hoje eu entendo que aquela campanha da candidata evangélica para conquistar os católico mudou a minha mente, me fez me aproximar mais dos católicos por que sem saber eles faziam o que São Francisco orou e assim aquilo que Jesus tinha ensinado. Eu percebi que eu podia crescer com Deus em qualquer lugar, a qualquer momento e através de qualquer pessoa .

Quando criança eu aprendi que sendo só evangélico eu acabava me afastando mais de Deus, por me afastar do próximo, por me afastar do católico, do bêbado, da prostituta e do pobre. Hoje um pouco mais homem, não sei como ensinar isso para os outros.

Um comentário:

Jessé disse...

sou grato a Deus por ter lhe ensinado alguma coisa para a sua formação, não como evangélico, mas como cristão.