QUEM DARÁ O GRITO?


A ditadura militar no Brasil, em 1964, foi desencadeada principalmente porque a elite agrária conservadora, ou seja, os grandes proprietários de terra assim bem como a igreja se opunham a reforma agrária. O desejo de poucos fez milhões sofrerem. O governo caminhava em direção a uma série de reformas, entre elas a de partilha da terra. Ela visava alterar a estrutura de posse e uso da terra no Brasil. Uma das primeiras iniciativas seria a divisão das grandes propriedades, mas isso implicaria a diminuição do poder dos grandes donos de terra. E esse não era bem o plano deles…

O conhecimento gera responsabilidade. Nossos pais lutaram pela liberdade que hoje muitas vezes ignoramos. A geração de 64 sabe a dor de não poder se expressar livremente, uma dor que nossa geração não sabe descrever. Preocupados em nos dar o melhor, criaram adultos cheios de informação, internautas de primeira, profissionais acomodados com o vai e vem da rotina, mas sem dúvida nenhuma, sem sede de justiça. Tudo nos foi entregue, mas esquecemos de questionar. Política, nem se fala, “é tudo bandido”. Mas esquecemos que fomos nós que os colocamos lá. Geração coca-cola não, geração água com gosto de limão, o mais próximo que chegamos de uma guerra é no RPG ou assistindo a reprise de guerra na estrelas.

Enquanto isso aqueles que se “importam” e tomam cargos no poder caminham para uma ditadura sem violência, que foi declarada no dia que deixamos de nos importar. Eles fazem e deixam de fazer e nós nem sabemos do que se trata.

O lado bom é que nunca tivemos tanta acesso a informação, nunca fomos tão capacitados. Estamos prontos, temos que tomar responsabilidade como cidadãos e canalizar isso para gerar transformação. Nossos pais pensaram em nós e nós estamos pensando em nossos filhos? Vamos deixar essa bomba explodir na mão deles?

Com isso em mente, a JOCUM-DF estará promovendo o Impacto diferente, serão 4 dias com aulas sobre cidadania, cristianismo e política, pós-modernidade, assim como atividades que nos farão pensar. E no dia 7 de setembro realizaremos um protesto no desfile. A sociedade tem que ser ouvida! Seja parte disso!

4 a 7 de Setembro

Informações :
Telefone: (61)3434-0671 (61)3434-0671

Nenhum comentário: